Conheça o terreno

Os modelos de âncoras mais comuns usados são BruceDanforthGarateia e Folding, e cada um deles é indicado para um tipo de fundo do mar. Para fundos de areia, cascalho e lodo, as indicadas são a âncora Bruce ou Danforth. Já em fundos de pedra, deve-se usar âncoras Garateia ou Folding, pois eles prendem melhor nesse tipo de terreno.


Por isso, antes de equipar seu barco, cheque qual o tipo de fundo dos locais onde você pretende ancorar. E, se for ancorar em lugares com diferentes tipos de fundos, leve também mais de um modelo de âncora.

 Falando em mais de uma âncora, o ideal são os proprietários de embarcação terem duas âncoras a bordo: a principal e uma de popa. Descendo as duas âncoras você evita que o barco fique girando, o que acontece por causa do vento e dos movimentos da água.


Quanto mais pesada a âncora mais ela segura o barco, certo? Mas de nada adianta uma âncora de 10 kg, por exemplo, se ela não for fabricada corretamente.


É muito importante que a âncora não tenha em nenhum defeito, esteja no formato adequado 

Os modelos Danforth por exemplo devem abrir num ângulo de 45° em relação a haste para que ela se prenda bem ao fundo, se o ângulo for maior ou menor, a peça não prenderá.

O material e a técnica usados na confecção também influenciam na qualidade do produto. Âncoras de inox ou galvanizadas a fogo e a técnica de fundição são consideradas como melhores, já as com soldas não são muito boas, pois podem conter defeito nas dobras laterais.

Ancora Bruce: Em aço Inox fundido por tinteiro ou galvanizado a fogo, ideal para ser utilizada em fundo de areia, cascalho e lama.

Ancora Danforth: Em ferro galvanizado, ideal para uso em locais com fundo de areia.

Ancora Garatéia: Em ferro galvanizado, ideal para uso em locais com fundo de areia.

 

 

 

Aquilla MarisAquilla Maris

 

Aquilla MarisAquilla Maris